A bicicleta que educa

Open City em 13/03/12


Educação infantil, cidadania e mobilidade. O projeto “Escola de Bicicleta” é uma iniciativa que vai de encontro esses três pontos cruciais para o desenvolvimento nas cidades de hoje.

Nesse projeto, o publico alvo são as crianças entre 10 e 14 anos estudantes da rede municipal e dos CEUs. Nele, cada uma das 46 unidades do CEU receberá 100 bicicletas, todas construídas com bambu, além do desenvolvimento de oficinas e cursos para as crianças utilizarem a “magrela” de forma segura e correta.

divulgação

Modelo da bicicleta que as crianças usarão no projeto

Segundo Daniel Guth, Coordenador geral do programa, o projeto pretende criar em São Paulo uma cultura adequada ao uso da bicicleta começando desde cedo com essas crianças. De maneira a “impactar as famílias também, passando uma visão diferente sobre o uso das bicicletas para os pais dessas crianças”.

Além de ser ensinadas a pedalar de maneira segura, as crianças ajudarão no processo de traçar ciclorrotas seguras e também participarão de atividades com o objetivo de ensinar conceitos como cidadania e reciclagem.

“Esse trabalho será feito de forma que as crianças acompanhem a instalação e a montagem das bicicletas, enquanto tem contato com conceitos de sustentabilidade. E percebam que a bicicleta não é simplesmente um presente, mas que existe um trabalho ali”.

O projeto também prevê a instalação, nas unidades do CEU, de paraciclos feitos de garrafas PET recicladas. O recolhimento desse material será motor de uma gincana ecológica envolvendo as crianças. Dessa forma a bike não é apenas um meio de transporte, mas sim uma “ferramenta pedagógica”, como afirmou Guth.

As bicicletas são assinadas pelo designer Flávio Deslandes, que participará da capacitação de monitores que participarão do projeto não apenas como orientadores, mas mecânicos das bikes também.

Bicicleta de bambu

Não é a primeira vez que a bicicleta feita com o bambu é utilizada para projetos educacionais e que auxiliem o desenvolvimento. Em países como Gana, Nova Zelândia e Filipinas, a bicicleta  Bamboosero é utilizada para auxiliar comunidades pobres a desenvolver atividades comerciais. Saiba mais.

Be Sociable, Share!

2 Responses so far.

  1. Augusto says:

    Excelente projeto!!

    Aqui em Simões FIlho na Bahia, desenvolvo também um projeto educativo com jovens, livros e bicicletas!

    É a bibliocicleta, uma iniciativa de incentivo a leitura e disseminação do livro!

    http://bibliocicleta.com.br/?p=170

    Parabéns aos responsáveis pela iniciativa!