Nos tempos de Cinema Paradiso, ir ao cinema era um verdadeiro ritual. Hoje, as sessões tornaram-se apenas mais uma opção de entretenimento – e cara. Mas um projeto de Londres quer trazer toda a emoção de volta e expandir as possibilidades da arte em espaços públicos.

Sessão externa do Floating Cinema. O barco também oferece passeios pelos rios de Londres.

Desenvolvido em 2011 e retornando às atividades em 2013, o “Floating Cinema”(Cinema Flutuante, na tradução livre) transformou uma barcaça em sala flutuante para exibição de filmes nos rios da cidade.

A construção do barco foi desenvolvida pela equipe de arquitetos de Duggan Morris e o programa é gerido pela UP Projects em parceria com os artistas e videomakers Nina Pope e Karen Guthrie, do Somewhere.

Utilizando um motor híbrido movido a biocombustível, o cinema flutuante está circulando pelos canais de Londres. Ele é a sede de uma série de eventos, como exibições ao ar livre, passeios pelos rios e oficinas.

Além de uma sala interna para exibições mais intimistas, o barco-cinema tem um sistema que permite a projeção dos filmes em superfícies fixas externas. Assim, mais pessoas podem assistir aos filmes e curtir uma noite de verão às margens dos rios.

Be Sociable, Share!