Nos países em desenvolvimento, onde a cobertura de internet e celular nem sempre é das melhores, mensagens SMS são um excelente meio de comunicação em áreas rurais. Já surgiram projetos que utilizam os torpedos na área da saúde, da educação e agora oiShamba surgiu com a proposta de aconselhamento agrícola para todo o Quênia, via SMS.

Os usuários podem assinar o serviço por 80 xelins quenianos por mês, aproximadamente 0,85 dólares. Em troca, recebem as previsões meteorológicas locais semanais, os preços de mercado para duas colheitas em dois mercados próximos e duas dicas de agronomia relacionados com a sua região.

Eles também recebem acesso ilimitado, via telefone ou SMS, a um call center baseado em Nairobi, para se consultarem com especialistas de agronomia. Os assinantes podem mandar mensagens ou ligar para tirar dúvidas específicas e receber conselhos relevantes sobre suas colheitas e gado quase em tempo real. É possível optar por receber respostas por SMS ou conselhos falados em Inglês, Swahili ou de uma das quatro línguas regionais.

iShamba é gerido pela Mediae, que também presta aconselhamento no programa de TV Shamba Shape Up e num programa de rádio nacional. Como os problemas agrícolas são muitas vezes específicos para cada região, surgiu a ideia de criar o serviço SMS com dicas voltadas a cada região.

Via Springwise

Be Sociable, Share!