Você sabia que várias coisas que já não têm mais utilidade podem ser reaproveitadas e voltar a ter utilidade? Pois é, isso se chama reciclagem.

A reciclagem é um conjunto de técnicas que têm o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.

pet

Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas, somando a população brasileira você vai ver que todo esse lixo se transforma em um enorme bolo de milhões de toneladas.

Quando o caminhão de lixo passa para recolher os sacos, ele é levado para um terreno chamado de aterro sanitário ou lixão. Porém devido o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta, e isso está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo.

Na natureza, toda a matéria orgânica viva se decompõe rapidamente e ainda ajuda a tornar a terra mais fértil para alimentar novos seres que virão. Mas, com os seres humanos é diferente, porque são os únicos seres vivos que produzem coisas artificiais, e, algumas delas como latas de refrigerante, plástico e vidro levam uma eternidade para se decompor.

Confira abaixo  o tempo de decomposição de diferentes materiais:

– Jornais: de 2 a 6 semanas

– Embalagens de papel: de 3 a 6 meses

– Fósforos e pontas de cigarros: 2 anos

– Chiclete: 5 anos

– Nylon: 30 anos

– Tampas de garrafas: 150 anos

– Latas de alumínio: de 200 a 500 anos

– Isopor: 400 anos

– Plásticos: 450 anos

– Fralda descartável comum: 450 anos

– Vidro: 1 milhão de anos

Via EBC

Be Sociable, Share!