Sem dúvidas, a escolha profissional é uma das decisões mais importantes tomadas pelos jovens durante a vida, já que determina parte dos seus futuros. Nem sempre é um processo fácil. Muitas vezes, adolescentes encaram um dilema: devem considerar apenas seus gostos ou levar em conta também a qualidade de vida que terão?

Uma das causas de tamanha dúvida é a falta de informação. Apesar de, às vezes, conhecer características básicos da profissão que se pretende seguir, há escassez de depoimentos mais detalhados. Quando um profissional conversa com o jovem e transmite a sua opinião sobre a profissão, apresentando não só os aspectos positivos, como também os negativos, ele é capaz de ponderar e realizar a escolha com maior certeza.

Pensando nisso e contando com o apoio do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), os alunos Ana Carolina Haddad, Ana Clara Parga Nina, David Silva, Diego Zancaneli e Victor Michel Daoud, dos 1º e 2º anos do Colégio Bandeirantes, criaram o grupo Blurr, no Facebook.

BLURR

Este grupo é destinado para aqueles que ainda veem o futuro como um “grande borrão”. Por meio da plataforma, os estudantes são estimulados a questionar tudo aquilo que quiserem saber sobre certas profissões e, em contrapartida, alguns profissionais respondem a estas perguntas ou ainda publicam depoimentos sobre a profissão. Com a popularização do grupo, a ideia é criar uma rede social a fim de facilitar ainda mais esta comunicação.

 

O projeto foi criado durante a Liga BBB, uma parceria entre o Insper e o Colégio Bandeirantes, idealizado por Rodrigo Xavier e Victor Mesnik.

por Victor Michel Daoud e contribuições de Diego Zancaneli

Be Sociable, Share!